A TESL
Histórico
A Tenda Espírita São Lázaro nasceu de uma instrução do plano espiritual apresentada a Mãe Maria Helena D´Obaluaê (in memorian) no final dos anos 1980.
A instrução do plano espiritual desenhava uma casa de assistência aos necessitados e amparo a todos que procurassem por ajuda. Sob cuidado da sua zeladora, Mãe Maria Luiza D´Oxossi, foram feitos os fundamentos espirituais e em 27 de Abril de 1994, foi materializado no plano físico a Tenda Espírita São Lázaro sob orientação de Mãe Maria Helena D´Obaluaê.
Durante muitos anos, Mãe Maria Helena D´Obaluaê esteve à frente da Tenda Espírita São Lázaro, desenvolvendo consultas espirituais, amparo e caridade a todos que buscaram por seu ministério.
Em 2011 Pai Fernando D´Oxum termina suas obrigações espirituais e a ao lado de sua mãe carnal, passa a comandar a Tenda Espírita São Lázaro. Começa uma nova estruturação espiritual e física, a TESL Pita, ganha dimensão e porte suficiente para ser estruturada juridicamente, são criados: Estatuto Social, Regulamento Interno, CNPJ, Alvará de Funcionamento e a casa se associa a União Umbandista dos Cultos Afro Brasileiro do Rio de Janeiro.
A Tenda Espírita São Lázaro passa a receber associados/médiuns, a praticar o desenvolvimento mediúnico, a desenvolver atividades de consultas e giras semanais, grupos de estudos sobre a umbanda omolokô, é criado um grupo de estudos especialmente para os jovens de 08 aos 16 anos – Grupo Jovem Bala e Pimenta. Em 2019 Pai Fernando é eleito Conselheiro Municipal de Cultura em São Gonçalo, gestão 2019 a 2021 e como Conselheiro, cria a Iniciativa do Museu da Umbanda de São Gonçalo, hoje uma realidade em forma digital. Ainda em 2021, Pai Fernando cria a Justificativa Técnica 0033/2021, que foi apresentada a Câmara Municipal de Vereadores de São Gonçalo, através do mandato de um vereador, para criação da Medalha Título Legislativo Zélio Fernandino de Moraes, que foi aprovada naquela casa, em dezembro do mesmo ano e hoje está a disposição para premiação de reconhecimento de pessoas que se destacam na defesa e crescimento da Umbanda. Em 2021, Pai Fernando cria em São Gonçalo a 1a Semana da Umbanda da cidade e desenvolve através da Lei Ordinária 1121/2020, uma série de atividades com palestras e mesas de debate sobre a Umbanda em São Gonçalo. Registre-se no encerramento da 1a Semana da Umbanda, o lançamento oficial do Museu da Umbanda em grande festa no Teatro Municipal de São Gonçalo.
Em 2023 a TESL Pita, passa a oferecer vários cursos abertos a comunidade, é criada uma agenda de atividades com workshops e treinamentos, formando um grande número de alunos; é criada também a Escola de Tambores Valdir Urubatan, um sonho antigo do Pai Fernando que idealizou a escola em homenagem ao táta de Umbanda, Pai Ogam Valdir Urubatam. Hoje todos esses movimentos, são reconhecidos pelo Governo Federal, via Ministério da Cultura e IBRAM, que entregam a Tenda Espírita São Lázaro, os selos de Ponto de Memória da Umbanda em São Gonçalo e Ponto de Cultura do Ministério da Cultura.
Em 2024, pai Fernando é reconduzido, por eleição pública em São Gonçalo, ao cargo de Conselheiro Municipal de Cultura para gestão 2024 a 2026 da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de São Gonçalo.
Mãe Maria Helena D´Obaluaê, retorna a pátria espiritual em junho de 2013, deixando uma obra de amor e caridade que atende anualmente mais de 1000 pessoas em suas consultas, cursos, giras e grupos de estudos.



