MuseUmbanda

A idéia de criar uma casa museal para a Umbanda, surge dentro da TESL PITA em 2018 pela iniciativa do Pai Fernando D´Oxum e de um grupo de amigos, parlamentares, membros da Sociedade civil, professores e admiradores da Umbanda. O Patrimônio Histórico faz parte da identidade de uma sociedade, com suas características, costumes, comportamentos, além de ser um registro fundamental para seus sucessores. A preservação deste Patrimônio é fundamental para a construção do “eu” coletivo e da formação de uma sociedade, preservando novos olhares sobre todas as coisas. É observando o passado que entendemos o futuro e como precisamos nos salvaguardar de apagamentos históricos e consequentemente da possibilidade de deixarmos de existir como povo e cultura. O MuseUmbanda nasce exatamente de um inconformismo de não termos mais um patrimônio histórico, que foi o primeiro centro de Umbanda da história da humanidade, o imóvel que ficava na Rua Floriano Peixoto nº 30, no bairro de Neves – São Gonçalo – RJ e que serviu de base a anunciação da Umbanda em 1908.

Os sonhos vão muito além de um espaço virtual, mas seguindo a tendência mundial, colocamos o museu no ar em 20 de novembro de 2021 em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de São Gonçalo, com uma grande festa de lançamento no Teatro Municipal de São Gonçalo, que contou com a presença dos umbandistas que lotaram o teatro, de autoridades municipais e estaduais, além de muitos professores, sacerdotes e ministros da Umbanda. Registre-se a mesa de abertura da solenidade com os autores Alexandre Cumino e Cláudia Alexandre.

Muito trabalho tem pela frente, regastar as macumbas cariocas, entender a mistura entre espiritimos e africanismo, garimpar documentos históricos, desnudar mitos e vestir saberes. 

Nos dias atuais, o MuseUmbanda já faz parte da REMUS-RJ – Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro e tem o reconhecimento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro – SECEC – RJ, estando assim apto ao reconhecimento de Museu Social, vivo e ativo contribuindo para os Processos Museais do Rio de Janeiro e do Brasil.

O Museu está hospedado no endereço eletrônico

www.museumbanda.mus.br